Cardoc Funciona Mesmo? Toda Verdade Sobre O Dispositivo

cardocQuando percebemos algo diferente com nosso carro, levamos logo a um mecânico de confiança para verificar se há, realmente, algum problema. O que muitas pessoas ainda não sabem é que dispomos de vários aplicativos no mercado que nos fornecem diagnósticos de diversos problemas que podem haver em nosso veículo, e de uma forma bem simples.

O profissional cobraria um valor relativamente alto por algo que você mesmo poderia fazer. Isso mesmo! Está ao seu alcance. Você pode realizar sozinho o rastreamento em seu carro utilizando o seu celular.

Agora ficou mais fácil rastrear problemas em seu veículo. Se você ainda não conhece, vou lhe apresentar o CarDoc.

O que é CarDoc

Trata-se de um aplicativo móvel para smartphone comum que utiliza-se do wi-fi para realizar o rastreamento no veículo e fornecer, em tempo real, o diagnóstico do carro inteiro. O aplicativo também fornece gráficos que facilitam ainda mais o entendimento dos erros e problemas que possam estar acontecendo.

O Cardoc possibilita ao usuário verificar as condições de inúmeros sensores do veículo, bem como sugerir onde pode haver determinados problemas.

Como funciona o CarDoc

O Cardoc se conecta ao veículo através do OBD-II, via wi-fi, para realizar o rastreamento. O OBD-II é um sistema de auto-diagnótico para veículos automotores. Esse sistema possibilita ao condutor ou ao profissional, ter acesso à informações sobre as condições dos carros.

O protocolo OBD-II é uma versão melhorada do OBD-I, uma vez que possui mais capacidades que o mesmo. O OBD-II traz consigo o tipo certo de conector a ser utilizado, a pinagem, formato de comunicação e sinais elétricos disponíveis.

A especificação OBD2 define um conector físico padronizado – o conector fêmea de 16 pinos (2×8) J1962. O OBD-I situava-se, comumente, no cofre do motor. Já o OBD-II fica sempre próximo ao condutor, no máximo a 0.6m do volante.

No conector, encontramos um pino que fornece energia da bateria para o scanner, tornando desnecessário que haja uma fonte de energia próxima para que se possa utilizar o dispositivo.

Como os  scanners, o Cardoc utiliza a porta OBD2 (On Board Diagnostic System ou Sistema de Diagnóstico Embarcado), como o adaptador ELM 327, e solicita informações da central eletrônica do veículo.

Encontramos cinco protocolos de comunicação no diagnóstico OBD-II, que se diferenciam apenas na velocidade de troca das informações. São eles: KWP 2000; VPW ; ISO 9141; ISO 15765 (CAN), PWM.

Para instalar o aplicativo  do CarDoc

Para usar, siga os passos abaixo:

  • Primeiro instale o OBD Car Doctor no smartfone
  • Depois, conecte o CarDoc na porta OBD-II do carro
  • Ligue o motor do carro
  • Ligue o wi-fi do smartfone
  • Realizar o pareamento com o conector OBD-II na lista de dispositivos
  • Abrir o aplicativo no celular
  • O Cardoc irá se conectar ao OBD-II para testar cada protocolo
  • Agora, aparecerão os sensores e informações passíveis de rastreamento

Após esse procedimento, o carro pode ser dirigido normalmente que as informações continuarão aparecendo para que o condutor possa acompanhar.

Antes de adquirir o conector, verifique a versão gratuita do OBD Auto Doutor e certifique-se de que seu veículo suporta os padrões OBD-II. Os conectores ELM 327 podem ser facilmente encontrados na internet, principalmente em sites de produtos chineses.

Parâmetros

Como exemplos de alguns parâmetros de funcionamento do motor e do veículo em tempo real, temos: a velocidade; temperatura do ar admitido; rotações; pressão de absoluta do ar admitido; ver e limpar os códigos de erro e apagar a luz de injeção; sonda lambda; consumo de combustível; preservação e transmissão de informações sobre erros e informações gerais; apagar erros (MIL – verificar a luz do motor), bem como outros parâmetros salvos; pressão de combustível; sonda Lambda (correção do modo motor), níveis de óleo e muitos, muitos outros. Dependendo do modelo do veículo, os parâmetros passíveis de rastreamento podem ser inúmeros outros.

Ainda temos gráficos que nos mostram as alterações dos parâmetros em tempo real, a leitura e eliminação de erros e de parâmetros arquivados.

Informações adicionais do Cardoc

Além dos parâmetros citados acima, o Cardoc possui várias outras utilidades que ajudam muito o condutor no dia a dia como, por exemplo: cronograma de manutenção, verificação da luz do motor, notificação da luz do motor, dentre outros.

Importante: Embora o aplicativo Cardoc forneça diversas informações importantes sobre o funcionamento do seu veículo, ele não descarta a necessidade de procuramos um mecânico profissional para sanar os problemas que o carro esteja apresentando e identificar corretamente os dados apresentados no aplicativo. Se você não é um profissional da área, não realize intervenção nenhuma, pois pode causar acidentes gravíssimos se agir por conta própria.

O uso do aplicativo irá facilitar o trabalho do mecânico, dando um norte para onde estão os problemas. E você não ficará a mercê dos mecânicos sem saber o que se passa, de fato, com seu veículo.


4.50/5 102votos

Speak Your Mind

*